Modulação hormonal é um termo utilizado para equilibrar o sistema endócrino e metabólico do indivíduo, visto que um hormônio necessita da ação do outro para agir. Hormônios são mensageiros internos que passam a informação para a célula exercer sua função, ativam genes, equilibram o metabolismo. São eles que fazem a comunicação entre uma célula e outra, entre os vários órgãos e sistemas. Um sistema orgânico não trabalha de forma isolada e sim integrado a outros órgãos e sistemas do corpo. Por isto o termo “modulação”.

A medicina funcional integrativa atua mimetizando o que ocorre naturalmente na fisiologia orgânica melhorado e muito a qualidade de vida das pessoas.

Indivíduos que alcançam a idade madura, apresentam muitas disfunções hormonais, principalmente as mulheres menopausadas e homens andropausados, que, se não tratados, têm seu risco cardiovascular aumentado em 57%!

O tratamento dessas disfunções hormonais deve ser feito preferencialmente com hormônios isomoleculares ( mais conhecidos como hormônios bioidenticos), pois apresentam a mesma estrutura molecular dos hormônios que o nosso corpo produz de forma natural.

Quando se fala em hormônios, além da indicação do uso, é claro, a dose, a estrutura molecular e a via de administração tornam um hormônio completamente diferente do outro! Por isto não se deve ter medo dos hormônios, pois eles nos ajudam a viver mais e melhor! Deve-se ter medo do uso errado dos mesmos, sem indicação médica, e feito com substâncias sintéticas, que não existem naturalmente!

Referências:

Joffe HV, Ridker PM, Manson JE, Cook NR, Buring JE, Rexrode KM. Sex hormone-binding globulin and serum testosterone are inversely associated with C-reactive protein levels in postmenopausal women at high risk for cardiovascular disease. Ann Epidemiol. 2006 Feb;16(2):105-12.

Arq Bras Cardiol.2008;91(1 supl.1):1-23.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *