Como todos já sabem , os anticoncepcionais causam uma série de transtornos ao metabolismo da mulher: redução da testosterona, GH (hormonio do crescimento) e outros hormonios endógenos, aumento do risco para tromboembolismo, aumento de varizes, manchas na pele, aumento da gordura corporal, aumento do colesterol, etc

Os anticoncepcionais intrauterinos, mais conhecidos pela sigla DIU (dispositivo intrauterino), são, atualmente, um dos métodos mais seguros e eficazes para evitar uma gravidez. Estudos mostram que em 5 anos de uso, a taxa de sucesso contraceptivo do DIU é de 99,3%, mais elevada que a maioria dos outros métodos anticoncepcionais reversíveis, incluindo a pílula e a camisinha. Apenas métodos não reversíveis, como a laqueadura tubária, apresentam eficácia.

O dispositivo intrauterino é um método contraceptivo altamente confiável, com mais de 99% de eficácia, com poucos efeitos adversos e seguro para a maioria das pacientes, incluindo adolescentes e mulheres que nunca estiveram grávidas.

Ao contrário do que muita gente pensa, o DIU NÃO é um método abortivo:

É exatamente por agir em mais de uma fase do processo de geração da gravidez, que ele é um método contraceptivo tão eficaz.

O DIU pode ser inserido em qualquer momento do ciclo menstrual e a sua eficácia é imediata.

Geralmente para evitar a implantação do DIU em mulheres que engravidaram recentemente, mas ainda não sabem, opta-se por implanta-lo nos primeiros 7 dias após o início da menstruação.

Nas mulheres que usam pílula, o dispositivo intrauterino deve ser implantado dentro dos primeiros 5 dias após interrupção da mesma.

Após ler tudo isso, você não vai continuar na pílula, não é mesmo?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *